SP registra 30 mil raios nas primeiras semanas de outubro

Um deles provocou uma pane elétrica nos trens da Linha 7-Rubi.
Previsão é que 2 mil raios por dia atinjam o estado na primavera.

Nas duas primeiras semanas de outubro, 30 mil raios atingiram o estado de São Paulo. Um deles provocou uma pane elétrica nos trens da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) nesta quinta-feira (13). O número está na média para o mês.

Segundo previsão dos pesquisadores do Grupo e Eletricidade Atmosférica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 2 mil raios por dia devem atingir o estado na primavera. Isso ocorre por causa do aumento nas temperaturas e da quantidade de chuvas. Esse número, porém, está abaixo da média de raios registrada na primavera de 2015.

O raio que atingiu os trilhos nesta quinta parou uma das vias entre as estações Franco da Rocha e Caieiras. Os trens de ida e volta tiveram que revezar em uma via. Com isso, milhares de passageiros foram prejudicados.

Durante a chuva desta madrugada, foram contatos 16 raios na capital e quatro em Franco da Rocha. De acordo com os meteorologistas, a primavera deste ano deve ter pancadas de chuva isoladas acompanhadas destas descargas elétricas. Locais com grande circulação de pessoas, como prédios, igrejas e clubes, precisam providenciar equipamentos, como exige a lei.

Manter aparelhos eletrônicos fora das tomadas e não usar equipamentos como secador e ferro de passar na hora da tempestade são alguns dos cuidados sugeridos pelo engenheiro eletricista Luiz Eduardo Joaquim, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A CPTM informou que conta com centenas de para-raios, de diferentes tipos, adequados para cada local e sistema. O modelo e a capacidade de cada equipamento são determinados em função da tensão do sistema a ser protegido.

A companhia diz ainda que nenhum sistema de para-raios é capaz de eliminar 100% dos riscos de danos casados por descargas atmosféricas, a exemplo do que ocorreu nesta quinta na Linha 7-Rubi.

Fonte: g1.globo.com